A grelha da IndyCar Series 2025 está oficialmente definida, com a Dale Coyne Racing a completar a formação ao assegurar o veterano de cinco anos Rinus VeeKay para pilotar o No. 18 Honda. O piloto holandês liderará a equipa ao lado do novato Jacob Abel, que entra no No. 51 Honda para a sua temporada de estreia.
Um Novo Desafio para VeeKay
Depois de passar toda a sua carreira na IndyCar com a Ed Carpenter Racing, VeeKay agora traz a sua velocidade bruta e experiência para uma equipa da Dale Coyne que procura recuperar de uma difícil campanha em 2024. O proprietário da equipa, Dale Coyne, está confiante de que o estilo de condução agressivo de VeeKay e a sua fome de sucesso terão um impacto imediato.
“Ele está faminto, tem assuntos por resolver,” disse Coyne. “Com o Rinus, era como, ‘Aqui está o que o carro está a fazer,’ e nós apenas dissemos, ‘Ok, vamos tentar isto. Aqui está o motivo pelo qual estamos a tentar.’ Foi uma boa engenharia básica.”
VeeKay trabalhará ao lado do veterano engenheiro de corrida Ed Nathman, um antigo engenheiro da CART IndyCar Series e NASCAR, que o guiará na transição para a sua nova equipa.
Um Equilíbrio entre Juventude e Experiência
Enquanto Coyne tem uma das mais jovens formações de pilotos na grelha, ele compensou isso com alguns dos engenheiros mais experientes no paddock. Abel trabalhará com o veterano do CART John Dick, criando uma mistura interessante de talento de novato e experiência consolidada.
“Temos engenheiros mais velhos agora, mas o carro continua a ser o carro,” disse Coyne. “Ainda precisas de máxima aderência, máxima aerodinâmica. Precisamos de fazer os pneus funcionar e durar. Potência, seja aspirada normalmente ou híbrida, isso é uma ferramenta. Apenas tens de aprender a incorporar isso da forma mais eficiente possível. Mas o carro de corrida básico continua a ser um carro de corrida básico.”
Preparação para Sebring e St. Pete
VeeKay fará a sua estreia oficial na Dale Coyne Racing na segunda-feira em Sebring, onde todo o grid de IndyCar de 2025 participará de um teste pré-temporada crucial de dois dias. O foco estará na afinação de setups, na integração do novo sistema híbrido da IndyCar, e em deixar VeeKay e Abel confortáveis antes do Grande Prémio de St. Petersburg, que abre a temporada no final do mês.
Com o grid agora completo, todos os olhares estão voltados para Sebring, onde as equipas terão uma primeira visão real dos seus desafiantes de 2025. Poderá VeeKay ajudar a revitalizar a Dale Coyne Racing? Conseguirá Abel causar uma forte impressão como novato? Estamos prestes a descobrir. 🚀🏁