O piloto da McLaren, Lando Norris, foi o mais rápido durante a primeira sessão de treinos no Grande Prémio da Holanda, navegando num circuito de Zandvoort ventoso e afetado pela chuva para registar o tempo mais rápido de 1:12.322. A sessão, que foi limitada a apenas alguns minutos de pista seca, viu os pilotos lutarem contra fortes ventos e uma pista que secou lentamente nos últimos 10 minutos.
A chuva intensa antes da sessão de uma hora manteve vários pilotos nas suas garagens inicialmente, mas à medida que as condições da pista melhoraram, o circuito tornou-se um frenesim de atividade. Norris, que tem estado em excelente forma esta temporada, foi o primeiro a aproveitar as condições em melhoria, subindo ao topo da tabela de tempos antes de o Campeão do Mundo Max Verstappen assumir brevemente a liderança.
No entanto, Norris recuperou o primeiro lugar com uma volta forte com pneus macios, terminando 0,201 segundos à frente de Verstappen, que tem dominado o Grande Prémio da Holanda desde o seu regresso ao calendário em 2021. O resultado é um começo promissor para a McLaren, que está a implementar o seu pacote de atualização mais significativo desde a sua estreia no Grande Prémio de Miami no início deste ano.
Lewis Hamilton, da Mercedes, registou o terceiro tempo mais rápido, embora a sua tentativa de lutar pelo topo tenha sido prejudicada pelo tráfego no setor final. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o piloto mais rápido com pneus médios, garantindo o quarto lugar, seguido por George Russell, da Mercedes, e Alex Albon, da Williams.
A Williams, que introduziu o seu maior pacote de atualização da temporada, com o objetivo de reduzir o peso do FW46, viu Albon ficar em sexto lugar, apesar do carro ainda estar ligeiramente acima do limite mínimo de peso.
Oscar Piastri, que tem sido um novato destacado nesta temporada, ficou em sétimo na sessão pela McLaren, com os pilotos da Haas Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen seguindo em oitavo e nono lugar, respectivamente. Zhou Guanyu da Sauber completou o top 10.
O piloto de testes da Ferrari, Robert Shwartzman, fez sua primeira aparição no FP1 da temporada, assumindo o lugar de Valtteri Bottas na Sauber para a sessão, e terminou em 16º lugar no geral.
Com o clima continuando a desempenhar um papel significativo, o fim de semana promete ser um evento imprevisível e desafiador, enquanto as equipes se ajustam tanto aos elementos quanto às suas últimas atualizações.
Foto do Instagram da McLaren