Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) vão intensificar a partir desta quarta-feira e até 5 de março ações de sensibilização, visibilidade, fiscalização e patrulhamento no âmbito dos festejos de Carnaval.
Em comunicado, a GNR adianta que a “Operação Carnaval” vai incidir nos locais de festividades, estabelecimentos comerciais que comercializam artigos pirotécnicos e nos eixos rodoviários de acesso às principais zonas onde decorrem festividades.
Além disso a GNR promete estar atenta à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, uso do telemóvel durante a condução, à condução sem carta e manobras perigosas, especialmente de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem.
A GNR promete ainda fiscalizar o excesso de lotação dos veículos e a utilização de cinto de segurança e de cadeiras para crianças, durante o período da “Operação Carnaval”.
Por seu lado, a PSP inicia a operação “Polícia Sempre Presente – Carnaval em Segurança 2025”, que decorre igualmente até 5 de março, e que visa o aumento da sua presença na via pública, o reforço de visibilidade e a prevenção da ocorrência de crimes, através do policiamento de proximidade.