A General Motors (GM) e a Hyundai Motor planeiam desenvolver conjuntamente cinco veículos, na tentativa de reduzir custos e fazer face à crescente concorrência das marcas chinesas.
Quatro dos veículos, um SUV compacto, um ligeiro de passageiros, e dias pick-up são destinados aos mercados da América Central e do Sul e vão contar com motores a combustão interna e variantes híbridas.
Para além destes quatro modelos, as duas empresas vão desenvolver ainda um veículo comercial elétrico para os mercados norte-americanos.
Segundo o comunicado conjunto, a GM terá a missão de liderar o desenvolvimento da plataforma destinada as pick-up, enquanto a Hyundai vai desenvolver o SUV compacto e a van elétrica.
A GM e a Hyundai não revelaram onde vão produzir os novos modelos, mas deixaram claro que esperam alcançar uma produção anual de 800.000 veículos.
“A colaboração estratégica da Hyundai com a GM vai ajudar-nos a continuar a oferecer valor e opções aos nossos clientes em diversos segmentos e mercados de veículos”, disse José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “A nossa escala combinada na América do Norte e do Sul vai permitir oferecer aos nossos clientes, de forma mais eficiente, mais do que eles desejam: veículos com design elegante, alta qualidade e foco na segurança, com a tecnologia que eles apreciam.”