A General Motors (GM), anunciou que fechou um acordo com a norte-americana Noveon Magnetics, sediada no Texas, para garantir o fornecimento de terras raras para suas pick-ups e SUVs, reduzindo assim a sua dependência de empresas exteriores.
Recorde-se que a China controla mais de 90% da capacidade global de processamento de terras raras e impôs em abril novas regras de licenciamento de exportação, restringindo o fornecimento aos fabricantes ocidentais.
Desta forma, os construtores de automóveis norte-americanos, especialmente os fabricantes de veículos elétricos, estão entre os maiores consumidores industriais de materiais de terras raras.
O novo acordo celebrado com a Noveon Magnetics junta-se a dois outros já anunciados pela GM que visam adquirir terras raras a fornecedores dos EUA, evitando a importações desta matéria-prima.
Embora o governo chinês tenha flexibilizado as restrições de fornecimento após ter chegado a um acordo comercial com a administração de Donald Trump, Washington continua a pressionar por uma maior produção doméstica para reduzir a dependência da China, tendo mesmo adquirido uma participação na MP Materials através do Pentágono.