Regresso de Gautier Paulin às vitórias na décima etapa da Africa Eco Race 2024. O líder da classificação impôs-se perante a dupla lusa constituída pelo piloto Ricardo Sousa e pelo navegador Jorge Brandão.
Num dia com 196,59km cronometrados entre Amodjar e Akjoujt, Paulin (Apache) gastou 1h50m46s para completar o percurso. Com isso, superou Sousa e Brandão (Old Friends Rally Team/Can-Am) por meros 26 segundos. O top dois liderou também nos T3, enquanto o terceiro classificado, Pascal Feryn (Feryn Dakar Team/Toyota) ditou o ritmo nos T1.
Seguiu-se o melhor dos T4, Heatcliff Zingraf (Casteu Trophy/Can-Am), ao passo que Pierre-Louis Loubet (Apache) completou um top cinco absoluto que coube em apenas 8m10s. No lote dos dez mais velozes ficou ainda outra dupla lusa, Rui Oliveira/Bernardo Oliveira (Old Friends Rally Team/Can-Am) em sétimo (quarto dos T3), assim como Aad van Velsen (Van Velsen Rally Sport/Scania) que foi o vencedor do dia em camiões.
Quando faltam apenas dois dias para o término, Paulin tem praticamente quatro horas de avanço na liderança da geral: está 3h59m21s na frente de Feryn. Carlos Vento (Old Friends Rally Team/Can-Am) continua em terceiro, sendo que o top três lidera nas respetivas classes: T3, T1 e T4.
Tomas Tomecek (Promet Czechoslovak Group Team/Tatra) permanece em quarto no topo dos camiões, levando um avanço de 2h17m27s para van Velsen que é agora quinto no absoluto dos autos: ultrapassou Frédéric Henricy (AT4R/Polaris), o líder dos SSV. Já há duas duplas lusas no top dez: Rui Oliveira/Bernardo Oliveira continuam em nono, ao passo que Sousa/Brandão subiram a décimo. Estão em segundo e terceiro dos T3, respetivamente.
Top dez da Etapa 10:
Top dez da geral: