A Galp é o primeiro operador a avançar em Portugal com a instalação e disponibilização de um sistema de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública.
O novo projeto da Galp visa ampliar a rede de carregamento de veículos elétricos em ambiente urbano tornando-a mais conveniente e acessível.
Desta forma, e aproveitando a infraestrutura de iluminação pública, o projeto contribui também para reduzir o tempo e o custo de instalação de novos pontos de carregamento lento, mitigando a necessidade de novas adições de potência à rede e reduzindo a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos.
“Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos,” disse João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial. “Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, acrescenta.
Desta forma, além dos pontos já em operação no bairro do Junqueiro, em Carcavelos, e na antiga Refinaria de Matosinhos, a Galp está a trabalhar para a disponibilizar pontos de carregamento para veículos elétricos assentes nesta tecnologia noutros pontos do país.
O projeto está também alinhado com o objetivo de expansão da rede de pontos de carregamento elétrico operada pela empresa, a maior do país, que conta atualmente com mais de 5.500 pontos instalados.