Gabriel Bortoleto é o novo campeão de Fórmula 3. Esta sexta-feira, a qualificação da última ronda em Monza chegou para que o brasileiro consumasse o título mesmo antes das duas corridas.
Com 38 pontos de vantagem e 39 pontos em disputa, Bortoleto (Trident) só precisava de uma de duas coisas na qualificação – ou ele próprio fazer a pole position para a corrida principal, ou esperar que nenhum dos perseguidores que ainda o podia apanhar terminasse com o melhor tempo.
E foi este último cenário que se verificou. Oliver Göthe (Trident) selou a pole position, tirando a Paul Aron (Prema) e Pepe Martí (Campos) as hipóteses matemáticas de alcançarem Bortoleto no campeonato.
Desta forma, o brasileiro é campeão no ano de estreia na F3. Ao longo do ano foi um dos mais constantes, somando duas vitórias e outros três pódios. Falhou o top seis em apenas cinco corridas, não pontuando apenas em três.
Este é o primeiro grande título internacional do piloto de 18 anos desde que em 2020 se estreou nos monolugares – o melhor que tinha conseguido antes foi o quinto lugar na Fórmula 4 Italiana em 2020.