A VW revelou que está a trabalhar com start-up alemã Revoltech GmbH, de Darmstadt, para desenvolver materiais sustentáveis à base de cânhamo industrial, que vão passar a ser integrados no habitáculo dos modelos da marca a partir de 2028.

Os novos materiais, que vão passar a substituir os acabamentos em imitação de couro, são fabricados a partir de cânhamo 100% biológico, utiliza resíduos da indústria regional de cânhamo e pode ser produzido em fábricas industriais já existentes e convertido em composto no final da vida útil de um automóvel.
“Na nossa procura por novos materiais, estamos muito abertos a novas ideias de diversas indústrias. No Departamento de Desenvolvimento Técnico, concentramo-nos particularmente em soluções criativas e sustentáveis que contribuam para um desenvolvimento de veículos mais eficiente e que ajudem a poupar recursos.”, refere Kai Grünitz, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen.

O nosso inovador material de superfície, chamado LOVR e desenvolvido especificamente para a indústria automóvel, combina fibras de cânhamo com uma etiqueta totalmente biológica através de uma tecnologia especial e processados para se tornarem um material de superfície. Este material com ciclo de vida circular é proveniente de campos de cânhamo regionais e é totalmente reciclável ou compostável quando atinge o fim da sua vida útil.