Apesar de ter conquistado a pole position, Charles Leclerc foi derrotado na vitória em Baku por Oscar Piastri, da McLaren.
Fred Vasseur acredita que o GP do Azerbaijão de 2024 foi uma oportunidade perdida para a Ferrari, uma vez que as esperanças de vitória de Charles Leclerc não se concretizaram, apesar de ter iniciado a corrida na pole position, com o diretor da equipa a apontar para a abordagem dos pneus da Ferrari.
O monegasco conquistou a pole pela quarta vez consecutiva em Baku, com muitos a apontarem a Scuderia como a equipa a bater antes da corrida de domingo. No entanto, as coisas não se desenrolaram como a equipa italiana esperava, depois de Oscar Piastri, da McLaren, ter superado Leclerc para levar a vitória.
Vasseur notou que o ritmo da Ferrari durante o primeiro stint pode, na verdade, ter trabalhado contra eles, pois resultou numa falsa sensação de otimismo. Vasseur indicou que a Ferrari adotou uma abordagem conservadora em relação aos pneus após a troca para os pneus duros, o que deu a Piastri a oportunidade de ultrapassar Leclerc e conquistar a vitória.
“No primeiro stint, sentimos-nos muito confortáveis, especialmente com o Charles. Dominámos essa parte da corrida. No entanto, talvez também fôssemos demasiado otimistas nessa altura,” disse Vasseur a alguns membros da imprensa.
“A paragem nas boxes foi aceitável, mas perdemos tanto na volta de entrada como na volta de saída. As primeiras voltas com os pneus foram importantes para o segundo stint, mas provavelmente não foi a abordagem certa. Fomos imediatamente ultrapassados, e foi difícil tentar passar Piastri. E permanecer tanto tempo em ar sujo danificou os pneus do Charles.
“Sim, talvez pudéssemos ter feito melhor, mas estávamos na primeira volta do segundo stint e era importante proteger os pneus. Claro que também era importante proteger, mas Charles provavelmente não se apercebeu quando Oscar estava rápido nas retas e surpreendeu-o.
“Tínhamos potencial para vencer com o nosso pacote hoje. Estávamos na pole, estávamos a dominar, e havia espaço para fazer um trabalho melhor.”
As fases finais não só viram a Ferrari perder a vitória, mas também um segundo carro no pódio, uma vez que a corrida de Carlos Sainz terminou contra a parede após colidir com o Sergio Perez da Red Bull.
Vasseur admitiu que teria preferido terminar o fim de semana de forma diferente, mas que estava, ainda assim, satisfeito dado que a Ferrari reduziu a diferença para a Red Bull na classificação de construtores, enquanto os líderes McLaren agora têm uma vantagem de 51 pontos sobre a Scuderia.
“Estou a ver isso novamente agora, mas acho que ambos tentaram apanhar o vácuo do Charles à frente e colidiram. É verdade que o Checo não faz muito para evitar o contacto, ele não se moveu de todo, mas é uma pena terminar o fim de semana assim,” disse Vasseur.
“No final, tivemos uma boa corrida, com um pódio, recuperámos pontos à Red Bull e isso é importante. Mas há alguma frustração em relação ao acidente e à perda para o Piastri.”