O Fundo Ambiental a annoncé dans une courte note publiée sur le site que « l’incitation à l’acquisition de véhicules à émissions nulles n’est pas prévue dans le budget du Fonds pour l’Environnement pour 2024 ».
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, manifestou a sua total surpresa pela informação divulgada através do portal do Fundo Ambiental, lembrando que “os compromissos ambientais assumidos pelo estado português exigem a manutenção de políticas de incentivos que fomentem a transição energética. Os utilizadores fizeram as suas opções tendo por base declarações realizadas na Assembleia da República e amplamente divulgadas nos órgãos de comunicação social. Não colocamos a hipótese de assistirmos a um retrocesso nesta fase, e nem sequer consideramos um cenário onde estes dois programas de incentivos não sejam colocados em prática com a máxima urgência”.
Recorde-se que o Incentivo pela Introdução no Consumo no Consumo de Veículos de Emissões Nulas é um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017 que pretendia dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100% elétrica.