MONTE-CARLO, MÔNACO – 24 DE MAIO: Adrian Newey, o Diretor Técnico Chefe da Oracle Red Bull Racing, chega ao Paddock em um tender antes dos treinos antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco no Circuito de Mônaco em 24 de maio de 2024 em Monte-Carlo, Mônaco. (Foto de Ryan Pierse/Getty Images)
Quase dois meses se passaram desde que Newey surpreendeu a comunidade da Fórmula 1 ao anunciar sua saída da Red Bull. Isso imediatamente gerou especulações de que ele se juntaria a Lewis Hamilton na Ferrari, o sete vezes campeão mundial da F1. Rumores circularam de que o Newey de 65 anos havia se encontrado com o chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, em Londres, dando a impressão de que uma calorosa recepção o aguardava. No entanto, a decisão ainda está nas mãos do próprio Newey, pois ele tem muitas opções a considerar.
Em relação à conexão com a Aston Martin, pode-se imaginar o bilionário chefe Lawrence Stroll aproveitando a oportunidade para perguntar sobre a disponibilidade de Newey. A pergunta na mente de Stroll provavelmente é: « Quanto ele quer? » Aparentemente, os serviços de design de Newey têm um preço alto de $30 milhões por ano, um valor que até o próprio Stroll hesitou em aceitar. No entanto, o interesse de Stroll em Newey não é novo e ganhou força recentemente.
De acordo com um relatório no The Telegraph nesta semana, a Aston Martin emergiu como uma rival da Ferrari na busca por Adrian Newey. No entanto, eles rejeitaram sua demanda salarial de £25 milhões ($30 milhões). A equipe sediada em Silverstone cortejou Newey, mas eles não estão dispostos a atender suas expectativas salariais.
Em meio a esses desenvolvimentos, a mídia do Reino Unido relatou que Newey visitou a fábrica da Aston Martin, onde foi recebido por Lawrence Stroll. A sede da equipe supostamente estava quase vazia enquanto o designer visitava suas instalações de última geração perto de Silverstone.
Newey n’est pas la seule cible de Lawrence Stroll. Le site italien Formu1a.uno a révélé que la tentative d’Aston Martin d’embaucher Enrico Cardile, l’actuel directeur technique de Ferrari, est un témoignage de son succès dans la relance de Ferrari ces dernières années. Cela annonce une Silly Season en coulisses de la Formule 1 pour les ingénieurs de course.
À cette époque l’année dernière, Cardile n’était pas très demandé car Aston Martin n’était pas une équipe de premier plan. Cependant, les circonstances changent rapidement en Formule 1. Aston Martin a fait une offre à l’ingénieur italien, mais il a choisi de rester chez Ferrari pour le moment.
En plus de ces négociations, Lawrence Stroll est activement à la recherche d’Adrian Newey pour l’équipe. Aston Martin essaie de convaincre Newey depuis plusieurs mois et leurs ressources et leur partenariat avec Honda en font une destination attrayante.
Ferrari est une autre destination potentielle pour Newey. S’il rejoignait Ferrari, il serait probablement consultant hautement respecté. Le département technique actuel à Maranello se débrouille bien, il serait donc imprudent de le démanteler avant 2026.