Depois da Nissan ter recuado na fusão com a Honda, agora foi a vez do presidente da Foxconn, principal parceira de produção da Apple, Young Liu, afirmar que a empresa está interessada em cooperar com a Nissan, e não em adquirir a construtor automóvel japonês.
Recorde-se que a Nissan decidiu retirar-se das conversações que mantinha com a Honda desde finais de 2024, para a fusão entre as duas fabricantes de automóveis, devido a divergências sobre o projeto.
De acordo com a publicação económica japonesa, Nikkei, a Nissan vai abandonar o memorando de entendimento, ao abrigo do qual estava a negociar com a Honda Motor desde o final de dezembro, devido à incapacidade de chegar a um consenso sobre os termos da fusão
Nesse sentido, a Foxconn é agora apontada como a melhor das soluções para a Nissan, caso a empresa venha a adquirir a participação da Renault na Nissan. No entanto, Young Liu, já anunciou que a sua empresa não estava à procura de adquirir a Nissan, mas que está disponível para comprar uma participação, caso esse passo venha a ser necessário para uma cooperação com o construtor automóvel.
“Se houver uma necessidade operacional, nós vamos considerar essa possibilidade”, disse Liu aos jornalistas, deixando claro que “comprar a participação não é nosso objetivo — nosso objetivo é cooperação”. Recorde-se que a Renault possui 36% da Nissan.