Combinar uma edição especial inspirada num clássico com a inovação dos veículos elétricos modernos: eis o objetivo do novo Ford Mustang Mach-E GT California Special. Disponível para a mais dotada das derivações do SUV totalmente elétrico da marca da oval azul (com 1487 cv de potência, 950 Nm de binário máximo, e uma autonomia de até 515 km), trata-se de um opcional pacote de design semelhante ao já proposto para a mais recente geração do Mustang de duas portas e motor a gasolina, lançada em 2024, a que foram adicionados alguns elementos exclusivos, exteriores e interiores.






Comuns a ambos os Mustang California Special são as aplicações em azul Adriatic Blue nas jantes, grelha e logótipos exteriores e interiores; e a versão atualizada do tipo de letra “California Special”, em que o estilo tradicional dos anos de 1960 deu lugar a um visual mais contemporâneo, em blocos – sendo próprios do SUV as jantes de 20” em cinzento carbonizado com o logótipo GT/CS impresso, e cobertura aerodinâmica em preto brilhante; a moldura anodizada escura envelhecida no emblema do pónei na grelha; e o grafismo especial no capot, inspirado na costa californiana. Contudo, é no interior que o Mustang Mach-E GT California Special promete marcar, realmente, a diferença, por via dos bancos desportivos revestidos a tecido ActiveX azul-marinho com riscas refletoras azuis e prateadas, o mesmo presente na consola central e no volante, ao passo que os tapetes a condizer refletem os detalhes azuis e prateados dos bancos.




Ainda que, no seu atual formato, apresentem substantivas alterações face ao original, as origens das edições “California Special” do Mustang remontam à década de 1960, época em que os concessionários da Ford na Califórnia asseguravam grande parte das vendas do modelo, e desejavam que o seu contributo para o respetivo êxito fosse plasmado num pack exclusivo. Para isso, trabalharam em conjunto com a casa de Dearborn, e, em 1968, nasceu o primeiro dos California Special, com os detalhes em vermelho e preto, e as soluções aerodinâmicas de então, a definirem o pack de equipamento durante anos, mesmo que pouco mais de 4000 unidades tenham sido produzidas do Mustang California Special original.
Hoje, como então, os designers da Ford continuam a inspirar-se na comunidade que ajudou a fazer do Mustang um ícone, com as tendências de cada época, e a forma como os proprietários modificam os seus veículos, a influenciarem o processo criativo. Exemplo disso mesmo, as jantes Adriatic Blue do pack California Special dos dias hoje inspiradas nos veículos expostos no SEMA, em Las Vegas, o maior evento de pós-venda automóvel.















