A Ford anunciou a chegada à Europa do Mustang GTD, modelo apresentado em 2023, e que finalmente vai ser comercializado no Velho Continente.
O modelo desportivo conta com uma edição limitada de 1000 unidades para a Europa, e apresenta um motor Supercharged V8 de 5,2 litros, com mais de 800 cv de potência que é capaz de “cantar” até às 7500 rpm, e que segundo a Ford foi especialmente desenvolvido com entradas de ar duplas e o primeiro sistema de óleo de motor com cárter seco instalado num Mustang de estrada para ajudar a manter o motor lubrificado durante curvas mais e exigentes.
Toda a potência é enviada do motor para as rodas traseiras através de um eixo de transmissão de fibra de carbono conectado a uma transmissão traseira de 8 velocidades para uma distribuição de peso quase 50/50 entre a dianteira e a traseira.
O desempenho do Mustang GTD é ainda melhorado por uma suspensão semi-activa de última geração que pode variar tanto as taxas de mola como na altura, comunicando entre si para manter a melhor distribuição de massas possível, mesmo nas situações mais severas. No modo Track as suspensões ficam mais firmes e a altura ao solo diminui 40 mm. O modelo de alta performance com homologação para a estrada, possui tecnologia de ponta, incluindo aerodinâmica ativa.
A Ford anunciou que os espectadores que marquem presenta nas 24 Horas de Le Mans, corrida de resistência a realizar nos próximos dias 15 e 16 de junho, poderão ver o Mustang GTD em ação, complementando o desempenho do Mustang GT3 em competição.
A marca prevê abrir o período de encomendas do Mutang GTD no verão, não tendo ainda revelado o preço do modelo, nem quantas unidades do “feroz” Mustang vão estar disponíveis para o mercado nacional.