As marcas de automóveis desportivos não facilitam em mostrar os argumentos dos seus modelos em pista, e a Ford, a exemplo de outras marcas, levou recentemente o Mustang GTD para o circuito alemão de Nürburgring, para uma corrida contra o cronómetro.
No final, o Mustang GTD realizou uma volta aos 20,7 km da pista alemã, em menos de sete minutos, tornando-se no primeiro modelo de produção americano a ficar abaixo da “fasquia” dos 7 minutos, ao realizar uma volta em 6m57.685s.
A proeza foi alcançada pelo piloto Dirk Müller, e para comemorar o feito, a Ford revelou um vídeo em mostrat todo o trabalho realizado até à volta em que o Mustang GTD conseguiu alcançar um tempo de referência.
O tempo alcançado pelo Mustang é apenas dois segundos mais rápido do que a volta realizada pelo atual Porsche 911 GT3, um desportivo com 502 cv, que fica longe do 826 cv do Mustang GTD.
A Ford está confiante de que o Mustang GTD pode ser mais rápido no circuito de Nürburgring e promete voltar em 2025 para nova tentativa de volta recorde.
“Estamos orgulhosos de ser a primeira marca norte-americana com um modelo que pode realizar uma volta em Nürburgring em menos de sete minutos, mas não estamos satisfeitos”, disse o CEO da Ford, Jim Farley, em um comunicado. “Sabemos que há muito mais tempo para encontrar com o Mustang GTD. E por isso, vamos voltar.”
Recorde-se que o Mustang GTD é um verdadeiro “animal” do asfalto está equipado com um motor V8 sobrealimentado de 5,3 litros, que desenvolve uma potência de 826 cv e 900 Nm de binário máximo, tornando este GTD o Mustang de produção da gama mais potente de sempre.
Toda a potência é enviada do motor para as rodas traseiras através de um eixo de transmissão de fibra de carbono conectado a uma transmissão traseira de 8 velocidades para uma distribuição de peso quase 50/50 entre a dianteira e a traseira.