A Ford anunciou os seus planos para a introdução da tecnologia de Iinteligência Artificial (IA) em todos os seus modelos já a partir de 2027, prometendo mudanças importantes na forma como os proprietários lidam com os seus automóveis. Revelada durante a edição deste ano do CES de Las Vegas, o mais importante certame do mundo dedicado à eletrónica do consumo, esta novidade promete alterar o paradigma do relacionamento homem-máquina o sector, tanto mais que o sistema, segundo o fabricante de Dearborn, tem um conhecimento profundo das capacidades das viaturas.
Para já, a tecnologia Ford AI Assistant será lançada apenas para utilização na aplicação móvel das marcas Ford e Lincoln, ampliando o formato de interação entre condutores e veículos. De acordo com Mike Aragon, responsável da equipa que trabalha neste projeto, o assistente de inteligência artificial apresenta-se como um “fio condutor inteligente” entre a vida digital do utilizador e o seu automóvel.



Ao contrário dos sistemas atuais, que funcionam de forma genérica, a IA que a Ford está a desenvolver possui um profundo conhecimento das especificações técnicas de cada modelo. Um exemplo prático apresentado pela marca norte-americana ilustra a utilidade no terreno desta solução: o proprietário da pick-up F-150 pode fotografar uma pilha de lenha num armazém, e perguntar à aplicação se essa carga cabe na caixa de carga do automóvel. Em poucos segundos, a IA analisa o volume da carga, e cruza os dados com as dimensões exatas e a configuração de fixação, daquele veículo, fornecendo uma resposta exata ainda antes de o condutor tocar na carga
A Ford optou por uma estratégia de lançamento pragmática, dando prioridade, nesta etapa, à introdução do assistente nas aplicações FordPass e Lincoln Way, que já são utilizadas por cerca de oito milhões de clientes das duas marcas do grupo. Esta abordagem permite que os proprietários de modelos atuais usufruam da tecnologia sem necessidade de comprarem um automóvel novo. A partir de 2027, a IA estará presente em todos os Ford e Lincoln, e proporcionará experiências bem mais completa do que o simples espelhar do smartphone.








