A Ford regressou no último fim de semana as sinuosas estradas montanhosas, de Pikes Peak, nos EUA onde a radical pick-up F-150 Lightning SuperTruck 100% elétrica, desenvolvida pela equipa da Ford Performance, foi o modelo mais rápido na classe aberta, entre os 61 veículos participantes.
Victory at @PPIHC! @RomainDumas piloted the F-150 Lightning SuperTruck up America's Mountain to earn quickest overall time at the 102nd running of the hill climb! ⚡️ pic.twitter.com/LACerwI8aQ
— Ford Performance (@FordPerformance) June 24, 2024
Depois de ter alcançado um novo recorde de qualificação com o tempo de 3:32.831 minutos, mais de sete segundos mais rápido que o recorde anterior de 3:39.939 minutos estabelecido pelo Ford Performance SuperVan 4.2 em 2023, SuperTruck, Romain Dumas percorreu os 20 km de estrada montanhosa ao volante do F-150 Lightning SuperTruck, em 8:53.553 minutos, não batendo, no entanto, o recorde alcançado pelo SuperVan 4.2 no ano passado de 8:47.682 minutos.
No entanto a vitória sobre a concorrência alcançada por Romain Dumas, é ainda mais notável já que a radical pick-up parou de forma inesperada durante a corrida, acabando por perder algum tempo, mas Dumas manteve a calma e conseguiu reiniciar o modelo 100% elétrico e ainda vencer a prova na sua categoria.
Recorde-se que o F-150 Lightning SuperTruck que alinhou na 102.ª edição da corrida de Pikes Peak está equipada com três motores elétricos STARD UHP de 6 fases e células NMC de polímero de lítio de alto desempenho, que permitem gerar mais de 1400 cv de potência.
Com uma aerodinâmica aprimorada que permite uma impressionante força descente de cerca de três toneladas, a radical pick-up apresenta um enorme spoiler em forma de pescoço de ganso que fica pendurado na parte traseira e que se projeta acima do tejadilho. Além disso, destaque ainda na secção traseira para o enorme difusor. Já na frente, o destaque é mesmo o generoso spliter.
“Estou honrado por alcançar esta vitória com a Ford Performance no Pikes Peak International Hill Climb”, disse Dumas. “Tudo neste evento é um desafio porque é diferente de qualquer outra corrida. Enfrentamos um desafio no início, mas isso só me deu mais determinação para recuperar o tempo perdido no resto da corrida.”