A Ford anunciou que o novo o E-Tourneo Courier, está pronto para entrar em produção e que o novo veículo 100% elétrico da marca vai chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2025.
Concebido para a aventura e pronto para todo o serviço, o E-Tourneo Courier é um veículo multiatividades de cinco lugares com um design inspirado num SUV.
O E-Tourneo Courier está equipado com um motor elétrico que debita 136 cv de potência e um binário de 290 Nm de forma a oferecer um desempenho ágil em cidade e um andamento confortável a velocidades mais elevadas ou quando totalmente carregado. O peso máximo de reboque é de 750 kg, permitindo aos clientes rebocar um pequeno barco ou um pequeno atrelado.
Equipado com uma bateria de 43 kWh (utilizáveis), o E-Tourneo Courier anuncia uma autonomia de até 288 km em ciclo WLTP. A bateria oferece opções de carregamento de 11 kW AC e 100 kW DC, com gestão do carregamento simplificada através da solução integral de carregamento doméstico da Ford, além de acesso pela aplicação da marca para programação do horário de carregamento para tirar partido de tarifas de energia mais baixas, quando disponíveis. Desta forma, a Ford anuncia que o E-Tourneo Courier pode ser carregado em menos de 5,5 horas utilizando um carregador AC de 11 kW.
A nova proposta elétrica da Ford está ainda dotada do sistema ‘One-Pedal’, que permite uma travagem regenerativa melhorada quando se retira o pé do acelerador, para recuperar energia e otimizar a autonomia.
Nota ainda para a existência de uma gama completa de avançados sistemas de assistência ao condutor, bem como modos de condução ‘Normal’, ‘Eco’ e ‘Slippery’.
O design do veículo, inspirado num SUV, foi desenvolvido de raiz para proporcionar espaço e funcionalidade num formato acessível e compacto. Por isso, o E-Tourneo Courier apresenta-se robusto por fora e amplo por dentro, com um espaço generoso e de fácil acesso.
Desta forma, o modelo 100% elétrico está dotado de projeções curtas e linhas direitas e simples que reforçam o visual do exterior, enquanto a extremidade dianteira, exclusiva da versão elétrica, apresenta uma barra de luzes, a toda a largura, e uma grelha cromada em forma de diamante com a assinatura Ford.
O design prático e eficiente em termos de espaço mantém-se no habitáculo, onde se destaca o volante com formato achatado, quase quadrado, que facilita o acesso e oferece mais espaço e conforto para as pernas e joelhos, a que se juntam o comando da caixa de velocidades montado na coluna de direção e o travão de estacionamento eletrónico.
Este novo modelo elétrico oferece uma tecnologia melhorada de mostradores e ecrãs, com um painel de instrumentos digital configurável de 12 ‘’, acompanhado de um maior ecrã de 12’’ com o software SYNC 4 da Ford e espelhamento wireless do telefone com modo de ecrã dividido, para controlo de funções multimédia, de navegação e secundárias. Além disso, um modem incorporado permite ainda uma melhor conetividade em movimento e as atualizações over-the-air.
Tal como a versão a gasolina, o E-Tourneo Courier foi concebido para transportar confortavelmente cinco ocupantes e respetivas bagagens. Desta forma em termos de espaços de arrumação, o novo modelo 100% elétrico da Ford conta com um compartimento dobrável oculto na bagageira e uma bagageira dianteira de 44 litros, ideal para guardar o cabo de carregamento ou transportar objetos molhados e sujos após atividades ao ar livre.
Além disso a bagageira oferece uma capacidade de 1188 litros, que aumentam para 2162 litros com os bancos traseiros rebatidos. O banco traseiro de três lugares divide-se assimetricamente na proporção 60-40, dobra-se e rebate-se para a frente para criar espaço extra.
A Ford anunciou ainda que a produção do novo E-Tourneo Courier terá lugar em Craiova, na Roménia, e que as primeiras entregas estão previstas para a primavera de 2025.