A Ford anunciou que o sistema BlueCruise, acaba de receber a aprovação da Comissão Europeia para que seu sistema de assistência ao motorista seja usado em 15 países europeus.
O sistema de condução autónoma de nível 2, que obriga o condutor a manter-se atento e pronto a poder assumir imediatamente o controlo sobre o automóvel quando necessário, já estava disponível na Alemanha, no Reino Unido e em Espanha, mas passa a partir de agora a estar disponível em mais de uma dúzia de países, o que o torna mais abrangente.
O sistema funciona com o cruise control adaptativo, stop & go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem com correção de trajetória, ao mesmo tempo, que monitoriza as marcações da estrada, as placas de velocidade máxima permitida e as condições do trânsito.
O Mustang Mach-E é o único modelo atual da Ford com a versão mais recente e BlueCruise na Europa e que passa a poder ser utilizado em aproximadamente 133 000 de autoestradas europeias, conhecidas como Blue Zones.
“Acreditamos que o BlueCruise pode tornar a condução em autoestrada mais fácil e agradável, quer esteja num trânsito pára-arranca ou numa longa viagem rodoviária, e com esta decisão recente, isso permitirá que possamos oferecer a ainda mais condutor acesso ao BlueCruise em toda a Europa”, disse Ashley Lambrix, responsável do BlueCruise, Ford Motor Company. “Expandir a disponibilidade das Blue Zones para além da Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha também é um grande marco para nós, permitindo que os clientes utilizem o BlueCruise para uma viagem por vários países.”