A Ford Motor decidiu adiar o lançamento de dois novos veículos elétricos de próxima geração, à medida que altera a sua estratégia para modelos menores e mais acessíveis.
Segundo revelou a empresa norte-americana, a decisão afeta uma nova pick-up, sucessora da F-150 Lightning, que estava prevista ser produzida na fábrica de Tennessee, que foi adiada para 2027. Além disso, a Ford adiou ainda a produção da van E-Transit prevista para arrancar em Ohio em 2026 para 2028.
“O F-150 Lightning, a pick-up elétrica mais vendido nos EUA, e o E-Transit continuam a atender às necessidades atuais dos clientes”, disse a empresa, acrescentando que “será ágil no ajuste do cronograma de lançamento do produto para atender às necessidades do mercado e à procura dos clientes, ao mesmo tempo em que visa melhorar o seu lucro “.
Recorde-se que a Ford e outros construtores do setor automóvel têm vindo a ser confrontados com a concorrência e de empresas chinesas, que apresentam modelos elétricos mais baratos e produção com custos reduzidos. Em resposta a essa pressão, a Ford e outras marcas estão a concentrar-se na produção de modelos acessíveis numa plataforma simplificada, com foco na entrega de veículos elétricos de menores dimensões.