O Rally Chile 2024 marcou um final emotivo para uma carreira cheia de histórias, quando Janne Ferm, o co-piloto altamente respeitado, anunciou a sua aposentação do Campeonato Mundial de Rally (WRC) no último dia do evento. Após 15 temporadas e 90 eventos do WRC juntos, a jornada de Ferm com o seu longo parceiro de competição Esapekka Lappi chegou ao fim.
Ferm, conhecido pela sua risada contagiante e espírito alegre, estava introspectivo no final do Rally Chile, onde a sua última participação terminou em desilusão devido a um did-not-finish (DNF) após Lappi ter rodado e danificado a parte da frente do seu Hyundai i20 N Rally1 na penúltima etapa. Apesar do resultado, Ferm refletiu sobre a sua ilustre carreira com gratidão.
“Estava a pensar que ia simplesmente desistir, e não é uma grande coisa,” disse Ferm, a sua voz a desvanecer-se enquanto absorvia o momento. “Tem sido uma jornada, com altos e baixos. Claro que se podem mencionar essas duas vitórias [Finlândia e Suécia], mas é mais do que isso. É sobre as famílias envolvidas, a camaradagem e o homem que Esapekka é.”
Ferm e Lappi formaram equipa pela primeira vez há 15 anos, e rapidamente subiram ao topo do mundo do rally, conquistando o título WRC2 em 2016 com a Škoda e somando duas vitórias no WRC, incluindo uma impressionante vitória no seu evento caseiro, o Rally da Finlândia, em 2017. O seu último triunfo aconteceu mais cedo nesta temporada no Rally da Suécia, um desfecho apropriado para a sua parceria profissional.
Esapekka Lappi, profundamente emocionado, prestou homenagem ao seu co-piloto e amigo próximo, insinuando que o tempo que passaram juntos ainda não acabou. “Tivemos 15 temporadas juntos,” disse Lappi. “Subimos a montanha para nos tornarmos profissionais, e enquanto esta jornada chega ao fim, tenho a certeza de que ainda nos sentaremos juntos num carro de rally por diversão um dia. Mas profissionalmente, este capítulo está a fechar.”
Lappi também destacou a presença inesquecível de Ferm no paddock. “Ele é o que mais ri no pit. Sabias sempre onde estava o Janne por causa da sua risada, mesmo que não o pudesses ver. Todos nós vamos sentir falta das suas piadas e do seu sentido de humor.”
Embora Ferm esteja a afastar-se do WRC, não está a pendurar o seu capacete completamente. Ele estará de volta à ação no próximo mês no RallyLegend em San Marino, onde será co-piloto de um Citroën C3 WRC com Heikki Kovalainen.
Quanto ao seu futuro além dos rallies, Ferm admite que não tem planos concretos. “Todos me perguntam o que vem a seguir, mas honestamente, não tenho um plano B ou C. Eu simplesmente deixei isto e vou ver o que aparece.”
A contribuição de Janne Ferm para o rally, ao lado de Esapekka Lappi, ficará para sempre gravada na história do desporto. Desde os seus humildes começos no Rally Ártico Lapland de 2010 até à participação em 147 eventos a nível global, a sua parceria é uma das mais duradouras e bem-sucedidas na história do WRC.