A Fiat revelou um conjunto de protótipos, inspirados no Pand, que antecipam a chegada ao mercado de uma nova gama de modelos já a partir de julho deste ano, seguindo-se o lançamento de um novo modelo todos os anos ao longo dos três anos seguintes.
A nova gama da marca italiana foi anunciada num vídeo do diretor executivo da Fiat e CMO global da Stellantis, Olivier François, que revelou os cinco concepts que vão ter por base a mesma plataforma multi-energia, o primeiro dos quais o City Car, um modelo maior do que o atual Panda, uma espécie de “Mega-Panda”, que conta com um design também ele inspirado no local de nascimento da marca: o icónico edifício Lingotto.
Os designers da FIAT inspiraram-se em algumas das características especiais de Lingotto ao criarem uma nova linguagem de design: incluindo a leveza estrutural, a otimização do espaço e o brilho. Entretanto, a forma oval do “La Pista 500”, no telhado, deixou a sua marca em alguns dos aspetos do interior do novo modelo: desde o painel de instrumentos ao ecrã e aos bancos.
A posição de condução elevada e o design robusto fazem deste modelo citadino um aliado para viagens de fim de semana e férias em família.
O segundo concept, é a Fiat Strada, o veículo mais vendido no Brasil, que a marca acredita que pode alargar o sucesso desta pick-up a nível global em particular na Europa.
A marca italiana revelou ainda um grande fastback, “herdeiro” do Fiat Fastback e do Fiat Tipo e que tem por base a mesma plataforma modular e apresenta um toque desportivo.
A nova gama da Fiat conta aina com um SUV familiar, que a Fiat diz ser uma espécie de “Giga-Panda”, que promete reforçar a aposta da marca em dar resposta às necessidades do transporte familiar.
O último dos protótipos revelados pela marca italiana é uma espécie de SUV transformado em “caravana” que se posiciona como um “veículo para tudo” apostando na versatilidade de um automóvel feito para a cidade com as características de um SUV, com um estilo robusto e pneus de todo-o-terreno, para todo o tipo de aventuras.
“Estamos entusiasmados por partilhar este vislumbre do nosso futuro; na verdade, um futuro muito próximo, uma vez que o primeiro automóvel será apresentado dentro de quatro meses no âmbito da celebração do 125.º aniversário da marca. A esse automóvel seguir-se-á um novo modelo todos os anos”., refere Olivier François.