A Fiat apresentou esta quinta-feira a série especial Pandina, numa homenagem ao primeiro Panda lançado em 1980, e que chega com importantes atualizações ao nível tecnológico e em matéria de segurança.
Desta forma, o Pandina está dotado de um nível de equipamento de série que inclui Sistema Avançado de Travagem de Emergência, Alerta de transposição de faixa, bem como Sensor de deteção de fadiga para avisar o condutor quando está cansado.
Além disso, conta ainda com Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que são apresentados no novo painel de instrumentos totalmente digital de 7’’, sensores de estacionamento traseiros, o Cruise Control mantém a velocidade definida – a partir de 30 km/h – sem necessidade de carregar no pedal do acelerador.
Do ponto de vista do design, e na sua versão Cross, apresenta um novo painel frontal do tablier de cor branca e novos bancos com monograma e logótipo “Pandina” em relevo, costura dupla amarela, detalhes brancos e fio Seaqual com matéria-prima sustentável, proveniente de lixo marinho.
O exterior é enriquecido com pormenores especiais, como a cara de um pequeno panda nos tampões das jantes, as capas dos retrovisores em amarelo, a inscrição Pandina nas molduras laterais e uma serigrafia “Pandina” no terceiro stop.
Além disso, a versão Cross, apresenta um novo painel frontal do tablier em cor branca e novos bancos com monograma e logótipo “Pandina” em relevo, com costura dupla amarela, detalhes brancos e fio Seaqual com matéria-prima sustentável, proveniente de lixo marinho.
No exterior, poucas são as alterações a registar já que o Pandina é igual ao atual Panda, com 3,69 metros de comprimento, 1,66 de largura, 1,55 de altura e 2,3 de distância entre eixos. No entanto, a Fiat decidiu enriquecer esta série especial com novos detalhes, como é o caso o desenho de um pequeno panda nos tampões das jantes, capas dos retrovisores em amarelo, a inscrição Pandina nas molduras laterais e uma serigrafia “Pandina” no terceiro stop.
Para além das cores já existentes – Branco Gelato, Preto Cinema, Vermelho Passione e Azul Itália – o Pandina é proposto no novo Amarelo Positano e em novas combinações bicolores (tejadilho preto contrastante).
Em matéria de motor, não existem alterações e o Pandina conta com o motor 1,0 Mild Hybrid de 70 cv, e uma caixa manual de seis velocidades que transmite a potência ao eixo da frente.
“O novo Fiat Pandina é um tributo ao amor que os italianos têm pelo Panda. De facto, ‘Pandina’ é, na verdade, a alcunha que as pessoas deste país sempre deram ao automóvel. Orgulho-me de apresentar esta série especial no dia em que posso também anunciar que o Panda continuará a ser produzido em Pomigliano d’Arco pelo menos até 2027”, sublinhou Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, durante a apresentação do Pandina.
Apesar de não ter revelado preço da série especial Pandina, a Fiat fez saber que o novo modelo vai estar disponível nos principais mercados europeus a partir do verão.