A Stellantis prevê arrancar com a produção do novo Fiat 500 híbrido em novembro, segundo avançou esta segunda-feira a empresa
O modelo, será construído na histórica fábrica de Mirafiori, em Turim, e pretende revitalizar a marca Fiat no mercado europeu, bem como aumentar os volumes de produção da marca em tália.
A montagem das primeiras unidades de pré-produção já começaram em Mirafiori, segundo adiantou a empresa, referindo que se trata de “um passo crucial no processo de industrialização do modelo”. A produção do novo 500 híbrido está prevista para começar até ao final do ano, sendo que o novembro é o objetivo da empresa
A Stellantis, que nasceu em 2021 resultando da fusão da Fiat-Chrysler e da PSA, viu em 2024 a sua produção em Itália cair para o nível mais baixo em quase 70 anos. A empresa apresentou um plano em dezembro para revitalizar a produção em Itália, mas alertou que os números de produção só vão crescer a partir de 2026, com a entrada em produção do novo 500 híbrido.
Já se sabe que o novo modelo híbrido vai juntar-se ao 100% elétrico Fiat 500e, e será movido por um motor a gasolina Firefly 1,0 litros de três cilindros, combinado com um sistema mild-hybrid.
“O 500 Hybrid oferece uma eletrificação acessível e um estilo icónico, prova de que a relevância social está no centro da missão da marca”, disse Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis. “Com o 500 Hybrid, estamos a fortalecer a produção em Mirafiori para garantir a produtividade da fábrica e satisfazer a procura. As nossas raízes estão em Itália e não é por acaso que os dois modelos FIAT mais icónicos são feitos aqui: o Panda em Pomigliano e o 500 em Mirafiori.“