A AlphaTauri e a Red Bull são duas equipas de Fórmula 1 pertencentes à marca de bebidas energéticas, tendo uma natural colaboração. Essas sinergias estão agora a ser reforçadas na medida que os regulamentos permitem, e a FIA não está preocupada com a possibilidade de o monolugar da AlphaTauri se tornar num clone do Red Bull.
O diretor de monolugares da FIA, Nikolas Tombazis, descartou esse receio em declarações prestadas ao motorsport-total.com: ‘Vetamos equipas que estão em grande proximidade umas com as outras, muito mais próximas do que equipas completamente independentes para garantir que algo assim não acontece’.
Quanto aos progressos da AlphaTauri na fase final desta época, o engenheiro considera que não é derivada de uma colaboração mais próxima com a Red Bull – apontando até: ‘Acreditamos que a AlphaTauri tem soluções aerodinâmicas muito diferentes da outra equipa’.
Tombazis frisou também: ‘Queremos dar mais informação às equipas sobre como elas nos podem convencer que nada assim está a acontecer. Não subestimamos o desafio, e esta é uma das dificuldades que enfrentamos’.
Quanto a uma clonagem de um monolugar, o grego deixou claro que vai contra as regras e há mecanismos para garantir que não acontece: ‘É claro que isto é altamente ilegal, mas não creio que algo assim esteja a acontecer neste momento. Estes pares de equipas são por vezes criticadas por trabalharem juntas só porque têm um proprietário comum ou seja o que for, mas não é o único par de equipas que trabalham juntas. Podem ser também duas equipas independentes que decidem ajudar-se uma à outra. Não creio que isso vá acontecer, mas só digo que as nossas ferramentas para impedir isso não podem ser simplesmente amarradas aos componentes físicos vendidos por uma equipa a outra’.