Lando Norris, piloto britânico da McLaren, esteve envolvido em um incidente controverso durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita. Apesar de ter se movido visivelmente antes de sua posição de partida, Norris não foi penalizado por uma largada antecipada. Os comissários da FIA, responsáveis pela supervisão da corrida, revisaram diversos dados e imagens de vídeo antes de tomar sua decisão. Embora parecesse que Norris havia se movido antes do sinal de largada, o transponder instalado em seu carro não indicou uma largada antecipada. De acordo com o Artigo 48.1 a) dos Regulamentos Esportivos da Fórmula 1, a leitura do transponder é o fator determinante para avaliar uma largada antecipada. Como resultado, nenhuma ação adicional foi tomada contra Norris. Após a corrida, Norris expressou confusão sobre seu erro, afirmando que nunca havia passado por uma situação semelhante antes. Ele atribuiu suas ações ao puro instinto e ao grande número de luzes presentes na pista.
“Não tenho certeza se testemunhei algo e meu corpo respondeu instintivamente a isso.
“Mas, com a adrenalina correndo, você reage a qualquer coisa que apareça em seu caminho.
“Se eu vi algo acontecer ou percebi outro sinal, agi com base nisso.
“Mas consegui parar e houve inúmeras ocasiões em que as pessoas pararam sem nenhuma penalidade.”
Norris acabou transformando uma posição de largada em sexto lugar em um oitavo lugar no final.
Optando por permanecer na pista durante o período inicial do Safety Car e liderando brevemente a corrida, o piloto da McLaren teve que fazer uma parada obrigatória nos boxes para um curto trecho com pneus macios.
No entanto, após voltar à corrida em oitavo lugar, a vantagem obtida com os pneus Pirelli mais macios diminuiu rapidamente, impedindo-o de progredir ainda mais.
No entanto, Norris ficou satisfeito com a aposta estratégica de sua equipe, reconhecendo que houve ocasiões no passado em que a McLaren não foi “ousada o suficiente”.
“Queríamos tentar algo não convencional em vez de ficar para trás”, explicou ele.
“Poderíamos ter ganhado um número significativo de pontos ou poderíamos ter perdido alguns. No final, perdemos alguns, mas é assim que as coisas são às vezes.
“Foi uma tentativa que valeu a pena e acredito que foi a decisão certa a tomar.
“Às vezes, sinto que jogamos com muita segurança, então é revigorante ser mais ousado e explorar abordagens diferentes. Estou satisfeito com nossa escolha.
“Pode não ter sido a melhor ou a correta, em retrospecto. Mas estou satisfeito com a forma como executamos nosso plano.”
© 2024