As performances de destaque de Lando Norris nas últimas semanas aumentaram a pressão sobre a Ferrari para fazer um retorno. A Red Bull Racing tem dominado a cena da Fórmula 1 desde a introdução da tecnologia de efeito solo em 2022. Eles pareciam imparáveis, especialmente em 2023, quando conquistaram vitórias consecutivas. No entanto, a temporada de 2024 viu a Ferrari progredir contra a Red Bull, mas a McLaren pode já tê-los ultrapassado nessa batalha.
Desde 2022, a Ferrari tem sido a concorrente mais próxima da Red Bull. Eles foram a única equipe não-Red Bull a vencer uma corrida na temporada passada, com o espanhol conquistando uma vitória surpreendente no GP da Austrália. No entanto, seu desempenho parece estar em declínio este ano.
A McLaren introduziu melhorias em seus carros nas corridas recentes, começando com melhorias para Norris no Grande Prêmio de Miami e depois para Leclerc em Imola. Essas melhorias mostraram resultados imediatos, com Norris vencendo em Miami e chegando perto da vitória na corrida seguinte. Agora, parece que a Ferrari está em perigo de ser ofuscada pela McLaren na batalha contra Verstappen e a Red Bull.
No início da temporada de 2024, os fãs tinham grandes esperanças para a Ferrari. As ambições da equipe foram solidificadas com o anúncio de Lewis Hamilton se juntando a eles em 2025. Além disso, a liderança de seu novo chefe melhorou muito a cultura de trabalho da equipe. No entanto, a McLaren parece ter ganhado vantagem sobre a Ferrari na pista.
As recentes melhorias da McLaren colocaram-os à frente da Ferrari em termos de desenvolvimento. Lando Norris até superou Max Verstappen nas últimas duas corridas em termos de velocidade pura. No entanto, a Ferrari não está muito atrás na classificação geral. Norris está atualmente apenas 12 pontos atrás do piloto da Ferrari que está em segundo lugar. Com 17 corridas restantes nesta temporada, Norris tem uma boa chance de superar seu rival da Ferrari.
Por outro lado, a Ferrari ainda mantém uma confortável vantagem de 58 pontos sobre a McLaren. No entanto, essa vantagem pode diminuir rapidamente se a Ferrari não melhorar seu desempenho e desafiar por vitórias. Além disso, se a Ferrari continuar ficando para trás, isso poderia afetar a confiança de Lewis Hamilton em sua futura equipe.
Fred Vasseur, o chefe da equipe da Ferrari, sem dúvida, estará mirando um retorno neste fim de semana em Mônaco. A equipe precisa lutar por vitórias contra Max Verstappen e até mesmo a McLaren para se manter competitiva. No entanto, resta saber se a Ferrari conseguirá reverter a situação nas próximas semanas.