Especialista na modificação de desportivos de alta performance, a alemã Novitec revelou uma série de componentes criados “à medida” do Ferrari 12Cilindri, que, para já, incidem, fundamentalmente, sobre a aerodinâmica e o design. Os elementos aerodinâmicos em fibra de carbono da empresa de Stetten para este Ferrari de dois lugares garantem não só uma imagem mais agressiva, como uma maior competência, por via de uma redução da resistência ao ar. Dois exemplos: novo spoiler no para-choques dianteiro, e nova asa traseira, os quais, em conjunto, aumentam a downforce sobre ambos os eixos, o que beneficia a estabilidade, sobretudo a alta velocidade. A que há que adicionar um novo difusor posterior.




Visualmente, uma das grandes novidades – mesmo que não seja funcional – é a inclusão de um painel na cor da carroçaria entre os faróis dianteiros, uniformizando a cor na secção frontal, e, de certa forma, respondendo a uma das críticas mais comuns entre os entusiastas da marca italiana – já que o visual do 12Cillindri não é consensual, e a Novitec confirma que investiu nesta modificação por pressão “da comunidade de fãs”. Outros componentes em fibra de carbono são as duas saídas de ar no capot, o painel à frente do para-brisas, as inserções atrás dos arcos das rodas dianteiras, e as caixas dos espelhos. As jantes, com pneus 275/35ZR21 na frente, e 325/30ZR22 atrás, também integram o pacote de novidades, e foram criadas em colaboração com a norte-americana Vossen.




Na parte técnica, os especialistas da empresa alemã ainda trabalham na otimização do 6.5-V12, prometendo-se, por isso, novidades para breve, mas o superdesportivo italiano já pode contar com sistemas de escape de alto rendimento, que melhoram a performances e aumentam a dimensão sonora do 12Cilindri. Opcionalmente, podem ser fabricados em Inconel, que também está disponível com revestimento em ouro fino. Por fim, para a suspensão, propõe-se um conjunto novo de molas desportivas, que baixa ainda mais o centro de gravidade.












