Fernando Alonso é neste momento o mais veterano dos pilotos de Fórmula 1, competindo desde 2001 – com alguns anos de pausa pelo meio. Apesar da idade, continua a ser forte em pista e a corresponder quando o material lhe permite lutar pelos lugares cimeiros, mas para o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, o contributo do bicampeão vai muito além disso.
Em entrevista ao jornal AS, o dirigente federativo desfez-se em elogios ao atual piloto da Aston Martin: ‘O Fernando é um verdadeiro exemplo para os pilotos jovens. Esteve na Fórmula 1, saiu, voltou e é tão forte como sempre. Isso é muito complicado, a F1 é extrema. Não só é um verdadeiro campeão, é inteligente. Não digo que outros não o sejam, mas o Fernando é um verdadeiro campeão inteligente, bom para o desporto’.
E, segundo Ben Sulayem, Alonso não se coíbe de falar quando considera que algo está mal: ‘Quando se zanga, liga-me: «Chefe! Presidente! E diz algum palavrão. Eu espero que acabe e digo-lhe: «Incrível, Fernando, vais superar os rappers ao utilizar essa palavra». E ele ri-se. Mas somos pilotos e compreendo a frustração dos pilotos. Ele é realmente bom para este desporto, fala, tem boas ideias e acrescenta um valor enorme ao desporto. Além da velocidade dele e da melhoria que traz à equipa dele, que é inegável. É algo que direi sempre’.