Muito para contar na décima etapa do Dakar 2024 em carros. Foi uma tirada adversa para os dois primeiros da classificação geral, que mesmo assim continuam muito à frente da concorrência, enquanto na luta pela vitória final Sébastien Loeb aproximou-se do líder Carlos Sainz. Guerlain Chicherit foi o mais veloz da etapa.
Ao quilómetro 248, Sainz (Audi) ficou parado durante mais de dez minutos, com problemas no seu carro sendo ajudado pelos colegas Mattias Ekström e Stéphane Peterhansel. Era uma chance de ouro para Loeb (Bahrain Raid Xtreme/Prodrive Hunter) aproximar-se significativamente do topo da geral… mas também o francês viria a ter contratempos que o obrigaram a parar durante sensivelmente cinco minutos em torno do quilómetro 300.
Imune a problemas de maior, Chicherit (Overdrive Racing/Toyota) fez uma prestação dominadora e ganhou a etapa com claros 5m43s de margem face a Brian Baragwanath (Century Racing Factory Team). Benediktas Vanagas (Toyota Gazoo Racing Baltics) esteve também em bom plano, com o terceiro tempo a 6m04s. Em estrada, o segundo foi Eugenio Amos (Overdrive Racing/Toyota), mas uma penalização de dois minutos atirou-o para quarto. Romain Dumas (Rebellion Racing/Prodrive Hunter) completou o top cinco do dia. Loeb foi 16.º e Sainz, que terminou quase sem pneus operacionais, foi 25.º.
Contas feitas, o espanhol cedeu mais de sete minutos a Loeb. Continua no topo da geral, mas agora com apenas 13m22s de avanço para o rival. Lucas Moraes (Toyota) continua em terceiro, a mais de uma hora da dianteira, seguindo-se dois Toyota da Overdrive Racing: Guillaume de Mevius e Chicherit.
Top dez da Etapa 10:
Top dez da geral: