A entrevista gerada por IA de Michael Schumacher recebeu críticas significativas quando foi publicada em abril de 2023. Schumacher, que é amplamente considerado o maior piloto da história do automobilismo, desapareceu da vista pública após um trágico acidente de esqui em janeiro de 2013. Desde então, sua família manteve detalhes sobre a lenda da F1 em sigilo. Recentemente, a família venceu um processo judicial sobre uma entrevista fabricada do campeão mundial sete vezes.
A publicação ‘Die Aktuelle’ divulgou uma entrevista que se dizia ser com Schumacher, uma década após seu acidente que mudou sua vida. No entanto, foi descoberto posteriormente que essa entrevista foi gerada por Inteligência Artificial (IA). Como resultado, o editor da revista foi demitido.
Em resposta, a família de Schumacher tomou medidas legais contra os editores. O mediador da mídia responsável pelo caso determinou que meros pedidos de desculpas de Hoffmann e da Die Aktuelle eram insuficientes. A família recebeu uma indenização de $200.000.
Nos últimos dez anos, a família de Schumacher protegeu ferozmente a privacidade do campeão mundial sete vezes. Apenas amigos próximos tiveram acesso a Schumacher durante esse tempo. Portanto, era crucial para a família estabelecer um precedente que desencorajasse incidentes semelhantes no futuro.
Após a vitória no processo, nem a esposa de Schumacher nem seus filhos fizeram declarações públicas. A família alemã provavelmente está aliviada por ter obtido justiça por meio do processo legal. Enquanto isso, o filho de Schumacher, que atualmente atua como piloto reserva da Mercedes na F1 e compete no Campeonato Mundial de Resistência com a Alpine, continua a seguir o legado de corrida de seu pai.
Indubitavelmente, esse incidente foi uma violação desrespeitosa da privacidade de Michael Schumacher. À medida que a influência da IA continua a crescer, o mundo deve permanecer vigilante contra casos semelhantes no futuro. Os jornalistas, em particular, devem reconhecer que não podem explorar tais ferramentas em detrimento da privacidade de uma família.