Os trabalhadores das duas fábricas da Ford na Alemanha, vão estar em greve na próxima quarta-feira, como forma de protesto contra a redução de 2.900 postos de trabalho planeada pela administração da empresa.
Segundo informou o chefe do conselho de trabalhadores nesta segunda-feira, a greve terá início na manhã de quarta-feira e terminará quando acabar o turno da noite, ou seja, na quinta-feira de manhã.
A Ford tem duas fábricas na Alemanha, uma em Colónia, que se tornou o centro de produção dos veículos elétricos e emprega cerca de 4.100 pessoas, e outra em Saarlouis, que conta com cerca de 6.200 trabalhadores.
De acordo com o sindicato do setor metalúrgico IG Metall, a greve foi convocada, porque a administração da Ford na Alemanha quer cortar 2.900 postos de trabalho até 2027 para reduzir os custos.
Esta é a primeira vez que os trabalhadores da Ford em Colónia entram em greve nos quase 100 anos de história da fábrica.
Recorde-se que a Ford produz na fábrica de Colónia o SUV Explorer e o novo Capri, ambos os modelos 100% elétricos e que tem por base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, também utilizada pelos VW ID4 e ID5. Já a fábrica de Saarlouis produz atualmente o Focus