A fábrica da Seat em Martorell, nos arredores de Barcelona, conta cum uma nova estrela, apresentada como elemento fundamental para a construção da geração nova de automóveis compactos 100% elétricos do Grupo VW: uma prensa hidráulica ca,apaz de fazer cerca de quatro milhões de peças por ano. A mais recente joia da coroa da unidade fabril inaugurada na década de 1990, depois da integração da marca espanhola no maior construtor europeu, é uma das prensas mais modernas do mundo, e fará componentes para o Raval da Cupra, e para o ID. Polo da Volkswagen.


A prensa já está a operar, e a instalação do equipamento até obrigou a uma adaptação da fábrica, uma vez que exigiu, por exemplo, a construção de um fosso com 9 cerca de metros, devido às dimensões de uma estrutura que integra seis prensas individuais, e é capaz de funcionar a uma cadência de 15 estampagens por minuto, permitindo, assim, fabricar muitas mais peças em menos tempo, e melhorar a eficiência as produção. A conectividade também desempenha papel importante no processo produtivo de Martorell, com a capacidade de recolha de quase 3000 dados por estampagem. E, após análise, permite, inclusive, o desenvolvimento de estudos preditivos, que asseguram a otimização do processo de produção. A nova prensa PXL, neste momento, faz os painéis para as carroçarias dos Seat Ibiza, Arona e Leon, e do Cupra Formentor.
A introdução da nova prensa hidráulica obrigou a cerca de 40 meses de planeamento, e a mais 40 meses de instalação. E ao fosso com 9 metros têm de somar-se os pilares que suportam a estrutura, que têm bases montadas a 20 m de profundidade, condições para garantir o funcionamento correto de máquina capaz de aplicar forças na ordem dos 81.000 kN durante a estampagem dos painéis para as carroçarias.








