A Mazda e a Toyota deram início a trabalhos de teste de um novo sistema de aproveitamento energético, que faz uso de baterias usadas de carros elétricos para armazenar a energia que alimenta a fábrica da Mazda em Hiroshima, Japão.
O projeto-piloto denominado “Sweep Energy Storage System”, está agora em fase de testes, que têm como objetivo contribuir para a construção de um ecossistema de baterias, parte integrante das sete questões da indústria da mobilidade e que a Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão está a abordar em toda a indústria.

Em apoio ao abastecimento estável de recursos críticos e à construção de uma cadeia de abastecimento resiliente, o ecossistema de baterias visa reutilizar, de forma sustentável, as baterias no Japão, incluindo as provenientes de veículos eletrificados.
Para os testes em curso, o sistema de energia do campus da sede da Mazda — o único sistema de geração de energia operado por um fabricante de automóveis no Japão — e o sistema da Toyota, que utiliza baterias de veículos elétricos, ver-se-ão conectados através dos seus respetivos sistemas de gestão de energia. Tal permitirá a verificação de carregamentos e descarregamentos estáveis, de alta qualidade e eficientes.
No futuro, o sistema de armazenamento será utilizado para regular a oferta e a procura de energias renováveis, que varia consoante as condições meteorológicas e a hora do dia, contribuindo para a neutralidade carbónica.
O sistema permite ainda ligar e desligar rapidamente o fluxo de energia de cada bateria, mesmo quando novas baterias estão ligadas a outras baterias mais degradadas ou de diferentes capacidades.