Em um momento inovador para a Liga de Corrida Autônoma de Abu Dhabi, Lando Norris conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1. Essa conquista vem após superar Max Verstappen durante a classificação para o Grande Prêmio da Espanha. Norris entregou o que descreveu como a melhor volta de sua carreira até agora, superando Verstappen por pouco. Vale ressaltar que o companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Perez, enfrentou um contratempo, se classificando em oitavo lugar, mas recebendo uma penalidade de três posições no grid do GP do Canadá. Como resultado, Perez partirá em 11º, permitindo que Esteban Ocon, Oscar Piastri e Fernando Alonso subam uma posição cada.
Outro piloto enfrentando uma penalidade no grid é Logan Sargeant, que atrapalhou Stroll durante a classificação. No entanto, apesar da penalidade, Sargeant começará a corrida em uma posição mais alta do que se classificou, que era a 20ª. Esse resultado inesperado se deve ao fato de seu companheiro de equipe na Williams, Alex Albon, ter substituído o armazenamento de energia e a unidade eletrônica de controle de seu FW46 sem a aprovação necessária do delegado técnico da FIA. Como resultado, Albon partirá dos boxes.
Vale ressaltar que Albon agora excede o limite da temporada tanto para o armazenamento de energia quanto para a eletrônica de controle. No entanto, como ele partirá dos boxes, as penalidades no grid resultantes não o afetam.
O grid de largada para o Grande Prêmio da Espanha é o seguinte:
1) Lando Norris (McLaren)
2) Max Verstappen (Red Bull)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Carlos Sainz (Ferrari)
7) Pierre Gasly (Alpine)
8) Esteban Ocon (Alpine)
9) Oscar Piastri (McLaren)
10) Fernando Alonso (Aston Martin)
11) Sergio Perez (Red Bull)
12) Valtteri Bottas (Sauber)
13) Nico Hulkenberg (Haas)
14) Lance Stroll (Aston Martin)
15) Zhou Guanyu (Sauber)
16) Kevin Magnussen (Haas)
17) Yuki Tsunoda (RB)
18) Daniel Ricciardo (RB)
19) Logan Sargeant (Williams)
PL) Alex Albon (Williams)