Como desporto profissional de alto rendimento que é, a Fórmula 1 gira em torno dos resultados e desempenho em pista, mas nem sempre a regularidade e consistência ganham maior destaque – e sim os resultados mais recentes. Algo que faz Fernando Alonso comparar a classe rainha ao futebol.
Citado pelo site PlanetF1.com, o espanhol falou da época da Aston Martin, que começou bem antes de as classificações se degradarem. Vincou que houve maior consistência do que possa parecer, assim como um crescimento do projeto que se tem verificado nos anos recentes:
– Penso que tem sido uma sensação e uma época mais consistente do que talvez os resultados mostrem. Creio que equilibramos sempre os altos e também os baixos. Estivemos sempre muito focados no desempenho do carro e tentámos melhorar como equipa. Há dois anos esta organização tinha 250 pessoas e agora estamos a apenas alguns pontos das equipas de topo no campeonato de construtores e saboreámos o pódio já algumas vezes este ano. Também temos uma nova fábrica, muitas pessoas novas que entraram na equipa’.
Apesar de admitir que é o resultado mais recente que fica «na retina», Alonso assegurou que a época como um todo é motivo de orgulho: ‘Sei que estamos cada vez mais como o futebol aqui e só o último resultado parece contar, mas não nos podemos esquecer de onde vimos e do que é o projeto, portanto estou muito orgulhoso desta temporada até agora’.