A Bentley apresentou o concept EXP 15 que, segundo a empresa, mostra a forma como a marca britânica quer reinventar o segmento dos sedans de luxo para a era elétrica.
O concept EXP 15 representa a visão de design da Bentley para o futuro, inspirando-se na sua herança Grand Tourer do início do século XX e interpretando-a de uma forma totalmente moderna, típica do século XXI.
Este modelo de exposição com 5,4 m de comprimento vai inspirar o formato e o estilo da próxima geração de veículos da Bentley, começando pelo primeiro modelo 100% elétrico da marca, um SUV urbano, que será lançado no próximo ano.
Esteticamente este exercício de estilo do novo diretor de design da Bentley, Robin Page, apresenta uma mistura de linhas direitas, que combinam com arcos das rodas arredondados, e com uma cintura elevada que confere ao concept uma imagem musculada marcada por um óculo traseiro de pequenas dimensões.

Como todos os veículos elétricos este EXP 15 não precisa de uma grelha grande para arrefecer o motor, e por isso a Bentley optou por dotar o espaço da grelha com um elemento de iluminação decorativo que Robin Page, denominou de “obra de arte digital”. A isso junta-se uma assinatura luminosa marcada por faróis verticais e um novo símbolo da Bentley, além de um capot iluminado.
No interior, a abordagem de design é igualmente inovadora, a começar pelo layout de três bancos, e três portas – em vez de quatro ou cinco de cada – para proporcionar maior luxo durante o transporte para alguns poucos, e inclui um compartimento inovador para o transporte de animais de estimação e/ou bagagem de mão.

O lugar do passageiro lateral pode assumir três posições distintas, numa posição traseira Standard, em modo reclinado Relax ou em modo Co-pilot, já que através de uma calha é possível deslocar o banco para o lado do condutor. Nota ainda para a possibilidade de o luxuoso banco poder girar a 45 graus de modo a facilitar o acesso.
Quando parado, até mesmo a bagageira pode desempenhar a dupla função de bancos para um piquenique de luxo, onde não falta uma geladeira abastecida com bebidas geladas, que pode deslizar para trás dos bancos traseiros, tornando as festas de luxo ao ar livre uma realidade prática e prazerosa.

Destaque igualmente para o tablier onde sobressai o Wing Gesture, um painel digital a todo a largura, que reúne um painel de instrumentos digital e num ecrã de infoentretenimento, Mechanical Marvel, que indica informações como a navegação e informações do sistema elétrico, como a carga da bateria. Existe ainda um ecrã destinado ao passageiro da frente.

A Bentley diz que os ecrãs quando desligados permitem revelar a deslumbrante a superfície de madeira folheada que é visível por baixo do vidro dos ecrãs. “Achamos que as pessoas vão ficar cansadas de uma experiência totalmente digital e vão ansiar por elementos mecânicos físicos também”, disse Page.
Para além disso, o interior do EXP 15 é marcado por diversos acabamentos leves de titânio impressos em 3D, mas a Bentley não revelou a propulsão, provavelmente 100% elétrica deste concept.

Apesar de não chegar a produção o Bentley EXP 15 promete inspirar os detalhes das próximas gerações de modelos da marca britânica.
