Lando Norris, a estrela em ascensão da Fórmula 1, confessou a pressão imensa que está a colocar sobre si mesmo, levando a erros dispendiosos na pista. Após uma performance dececionante no Grande Prémio da Arábia Saudita, onde um erro na qualificação o deixou em 10.º lugar na grelha, Norris admitiu que a sua incessante busca pela perfeição está a afetar o seu desempenho.
Num momento sincero no podcast F1 Nation, Norris revelou que não é a luta pelo campeonato que o está a sobrecarregar, mas sim as suas próprias expectativas elevadas. O piloto da McLaren confessou que precisa de aprender a aceitar que não será sempre impecável e que a busca pela perfeição está, na verdade, a levá-lo a cometer mais erros.
Atualmente em terceiro lugar no campeonato, Norris encontra-se a 10 pontos de Oscar Piastri e apenas 2 pontos à frente de Max Verstappen. Olhando para a próxima corrida em Miami, Norris promete adotar uma abordagem mais relaxada, confiar na sua velocidade – que acredita ter sido de topo durante toda a temporada – e focar em melhorar as suas performances de sábado para garantir melhores posições na grelha.
“Eu preciso de relaxar! Na verdade, estava bastante relaxado. Coloquei os meus auscultadores pela primeira vez. Nunca tinha usado auscultadores na grelha. Eu desempenho-me bem quando estou a divertir-me e a sentir-me relaxado. Provavelmente estou a colocar demasiada pressão sobre mim neste momento, não por qualquer razão específica, não por causa do campeonato. Estou apenas a colocar demasiada pressão sobre mim. Quero estar na pole, quero ganhar, quero ser perfeito, e acho que preciso de aceitar um pouco mais que não serei perfeito e que estou a cometer erros porque estou a tentar ser perfeito, em vez de ser o contrário. Só preciso de acalmar um pouco e confiar mais na minha velocidade porque a minha velocidade hoje, e a minha velocidade em todas as corridas desta temporada, tem sido, eu acho, a melhor,” partilhou Norris.
À medida que a temporada de F1 se desenrola, todos os olhares estarão voltados para Norris para ver se consegue encontrar o equilíbrio certo entre ambição e relaxamento, de forma a libertar todo o seu potencial na pista e desafiar pela vitória nas corridas que se avizinham.