Gabriel Bortoleto alcançou este domingo no Red Bull Ring o seu primeiro triunfo na Fórmula 2 – ao impor-se na corrida feature em solo austríaco que teve algum drama desde o início.
Dennis Hauger (MP Motorsport) obteve a pole position, mas o seu monolugar calou-se no início da volta de formação, forçando-o a arrancar da via das boxes. Deste modo, Joshua Dükersen (AIX Racing) foi o único a ocupar a linha da frente da grelha de partida e, com um bom arranque, manteve-se na frente da corrida, com Bortoleto (Invicta Racing) em segundo.
O brasileiro chegou à liderança na quarta volta, com uma ultrapassagem consumada na quarta volta. Dükersen foi também ultrapassado por Franco Colapinto (MP Motorsport). Na sexta volta houve um safety car virtual quando Zane Maloney (Rodin Motorsport) ficou parado em pista com problemas.
O momento foi aproveitado por alguns pilotos para a troca de pneus supermacios para macios, incluindo Bortoleto e Dürkensen. Josep María Martí (Campos Racing) também o fez e, com a sua operação, conseguiu tornar-se no líder virtual da corrida. Por outro lado, Andrea Kimi Antonelli (Trident) perdeu tempo quando o seu monolugar foi abaixo na via das boxes.
Na volta 18, Bortoleto estava já colado a Martí, consumando a ultrapassagem na curva 3, chegando à liderança depois de todas as paragens nas boxes para nunca mais a largar. Mas, atrás de si, as lutas continuaram pelas restantes posições de pódio. Martí foi depois ultrapassado por Isack Hadjar (Campos) na 24.ª volta.
Numa estratégia diferente de alguns dos pilotos da frente, Colapinto só trocou de pneus na 32.ª volta, mas nas oito voltas restantes encetou uma recuperação com pneus em melhor estado. Na última volta, ultrapassou Hadjar e consumou o segundo posto, quando Bortoleto estava tranquilo na liderança para ganhar com 4,296s de avanço. O argentino ficou também com a volta mais rápida.
Hadjar ficou assim relegado a terceiro, com Martí em quarto e Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort Racing) a fechar o top cinco. Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) cortou a meta em quarto, mas uma penalização de cinco segundos por mudar de direção várias vezes enquanto se defendia mais cedo na corrida relegou-o a sexto. Não obstante, continua a liderar o campeonato.
Resultados: