Foi na 64.ª volta que aconteceu o ponto de viragem do GP da Áustria de Fórmula 1. Já perto do fim, Lando Norris (McLaren/Mercedes) atacou pela terceira vez a liderança de Max Verstappen (Redd Bull) a caminho da curva três, mas o rival mudou de direção para lhe tapar o caminho de uma forma que a colisão não foi evitável. Norris abandonou, enquanto o holandês ficou com um pneu furado, foi penalizado em dez segundos, mas ainda terminou em quinto.
Citado pelo site PlanetF1.com, o britânico falou do incidente: ‘Estou desapontado, nada mais do que isso. Honestamente, foi simplesmente uma boa corrida. Estava ansioso por uma luta justa e limpa, uma luta limpa forte, mas não diria que tenha acabado por ser isso. Portanto, é difícil de aceitar, foi uma corrida sem erros da minha parte e sinto que fiz um bom trabalho, mas fui tirado da corrida’.
Para Norris não há dúvidas de que Verstappen teve culpa e infrigiu regras: ‘Há uma regra, não tens permissão para te mover e foi isso que ele fez. Três vezes em três possíveis. Em duas vezes, consegui evitar e na terceira vez ele simplesmente veio para cima de mim. Ele arruinou a corrida dele tanto como arruinou a minha’.
Até agora, o #4 tem tido uma amizade com o tricampeão do mundo, e alertou que a reação do rival irá determinar como a relação entre ambos ficará: ‘Depende do que ele disser, se ele disser que não houve nada de mal, então perco muito respeito por ele. Se ele admitir ter sido um bocado estúpido e ter vindo para cima de mim e simplesmente ser um bocado imprudente de alguma forma, então perderei uma pequena quantidade de respeito por ele’.