Desde a apresentação do Bumblebee da primeira geração, em setembro de 2022, os avanços da equipa de robótica da Tesla são surpreendentes!
À margem dos automóveis elétricos, a Tesla continua a trabalhar no desenvolvimento do Optimus, a segunda geração do robô com formas humanas, pensado para substituir os humanos em trabalhos difíceis e perigosos. E em todos os outros, até os de casa…
O robô que a Tesla pretende produzir em massa (e comercializar por preços abaixo dos 20 mil dólares) já foi visto antes a desempenhar tarefas repetitivas numa linha de montagem simulada, a dançar em coreografias simples e até a fazer ioga.
Mas, agora, no vídeo mais recente da marca, o Optimus aparece a dobrar uma peça de roupa sozinho, com todo cuidado e precisão exigidos nessa tarefa tão… humana.
O primeiro Tesla com duas pernas tem cerca de um 1,80 m de altura, pode transportar volumes até 20kg, caminhar e correr.
Mas não será difícil dominá-lo pela força ou fugir dele, garantiu Elon Musk. “Quem conseguir correr a mais de 8 km/h não terá qualquer problema”, disse em tom de brincadeira numa das apresentações ao público.