Ambiente no Paddock – Emblema da FIA. 3 de maio de 2024. Campeonato Mundial de Fórmula 1, Etapa 6, Grande Prêmio de Miami, Miami, Flórida, EUA, Dia da Classificação Sprint.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou que chegou a um acordo com a Fórmula 1 para criar um «novo plano estratégico» com o objetivo de beneficiar o esporte em meio às tensões recentes entre as duas entidades.
Tem havido uma divisão perceptível entre as duas organizações envolvidas na gestão do esporte nos últimos tempos, incluindo a adição de uma décima primeira equipe ao grid.
A FIA aceitou uma proposta da Andretti Racing em outubro passado, mas a Formula One Management (FOM) rejeitou a equipe com o mesmo nome, citando dúvidas sobre o valor que ela traria.
Além disso, a FIA enfrentou críticas quando iniciou uma investigação em dezembro passado sobre uma suposta troca de informações confidenciais entre duas pessoas.
A investigação envolvendo o chefe da Mercedes, Toto Wolff, e a Diretora Administrativa da Academia de Fórmula 1, Susie Wolff, foi breve e agora resultou em processos judiciais.
Enquanto isso, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, recebeu autorização do departamento de ética do órgão regulador em relação a alegações de interferência em assuntos da F1.
No entanto, parece que tanto a FIA quanto a FOM estão determinadas a reduzir essas hostilidades crescentes, pois anunciaram sua colaboração em uma iniciativa estratégica focada na Fórmula 1.
«O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA nunca esteve tão forte e está experimentando um crescimento global, e ambas as partes estão empenhadas em oferecer os melhores resultados para todo o esporte», afirmou a FIA em comunicado divulgado.
«Con este objetivo, ambas partes están desarrollando un nuevo plan estratégico que nos permitirá aprovechar las oportunidades y mejorar aún más el potencial de la Fórmula 1 en los próximos años.»