Ninguém tem argumentos para Eryk Goczal nos Challenger neste Dakar 2024. O polaco foi um claro vencedor da sexta etapa, que se realizou ao longo de dois dias, e cimentou ainda mais a liderança na categoria. Já em SSV, Xavier de Soultrait foi o vencedor de uma tirada muito renhida.
Começando nos mais potentes Challenger, Eryk Goczal (Energylandia Rally Team/Can-Am) apresentou um ritmo diabólico: foi o único a completar os mais de 600km cronometrados em menos de oito horas e até foi quinto no combinado de todas as categorias auto. Superou o colega Michal Goczal por claros 15m45s, sendo Cristina Gutiérrez (Red Bull Off-Road Junior Team USA by BFG/Taurus) a terceira a 18m56s.
Na geral, Eryk Goczal tem agora mais de uma hora de avanço – Mitchell Guthrie (Taurus Factory Team) subiu a segundo depois do abandono de Marek Goczal (Energylandia Rally Team/Can-Am) e está a 1h02m18s. Gutiérrez é terceira a 1h26m34s. Há agora um luso no top dez, com a subida de Ricardo Porém (MMP/BRP) ao nono posto depois de ser 11.º na etapa.
Já em SSV, a etapa 6 foi bem mais renhida, com o top cinco separado por menos de dez minutos. A vitória foi de de Soultrait (Sébastien Loeb Racing Bardahl Team/Prodrive) com 1m05s de margem face a Yasir Seaidan (MMP/BRP). Depois de chegar ao fim do dia de ontem como o mais rápido, João Ferreira (Can-Am Factory Team) acabou no terceiro lugar a 3m35s do vencedor.
Os três primeiros da geral antes desta etapa atrasaram-se, incluindo o anterior líder Jérôme de Sadeleer (MMP/BRP). Uma situação aproveitada por vários pilotos, desde logo Seaidan que está agora no topo da classificação com 8m08s de margem para Sara Price (South Racing Can-Am). De Soultrait é agora quinto na frente de Ferreira, enquanto de Sadeleer caiu para quinto.
Top dez da Etapa 6 (Challenger):
Top dez da geral (Challenger):
Top dez da Etapa 6 (SSV):
Top dez da geral (SSV):