Eryk Goczal, em Challenger, e Xavier de Soultrait, em SSV, foram vencedores do prólogo do Dakar 2024. A prova começou esta sexta-feira na Arábia Saudita.
Nos Challenger (T3), Eryk Goczal (Energylandia Rally Team/Taurus) demorou 17m34s para completar os 27km cronometrados em Al ‘Ula, batendo o colega Michal Goczal por 20 segundos. Kris Meeke (GRallyTeam) foi o terceiro a 21 segundos, e o top cinco foi completado pelos Taurus oficiais de Nicolas Cavigliasso e Mitchell Guthrie. A dupla portuguesa João Monteiro/Nuno Morais, da South Racing Can-Am, teve uma entrada em grande, com o décimo lugar a 1m05s de Eryk Goczal.
Quanto aos SSV, antigos T4, foi de Soultrait a vencer. O piloto da Sébastien Loeb Racing Bardahl Team, a bordo de um Polaris, impôs-se perante João Ferreira (Can-Am Factory Team) por apenas 15 segundos. Florent Vayssade, também da Sébastien Loeb Racing Bardahl Team, foi terceiro a 22 segundos. Um total de oito pilotos ficaram no mesmo segundo do vencedor, lote este fechado por Yasir Seaidan (MMP/BRP).
Top dez do prólogo em Challenger:
Top dez do prólogo em SSV: