O Circuit de Barcelona-Catalunya acolheu esta quarta-feira o shakedown do novo monolugar de Fórmula 2, que será introduzido esta época. Todas as equipas participaram, mas com apenas um monolugar por cada uma. Ainda assim, todos os 20 pilotos confirmados tiveram a oportunidade de rodar.
Este pequeno teste teve como principais finalidades conferir a fiabilidade e permitir às equipas aprenderem os aspetos operacionais. Foram seis horas de trabalhos disponíveis, com Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort Racing) a ser o primeiro a fazer-se à pista. Até à hora de almoço foram completadas 286 voltas e 1.330km.
Depois de uma pausa, as condições foram mais amenas de tarde, quando Juan Manuel Correa (DAMS Lucas Oil) foi o primeiro a sair das boxes. Os pilotos completaram 363 voltas no total, com destaque para o rookie Andrea Kimi Antonelli (Prema) que foi o que mais rodou com 53 voltas. No total do dia, foram cobertas 649 voltas e 3.018km.
O diretor técnico da F2, Pierre-Alain Michot, afirmou: ‘O propósito deste shakedown foi as equipas entenderem como se opera o novo carro, garantir que todos os sistemas estão a funcionar bem em conjunto e entender como tudo se comporta. Estamos muito contentes com a rodagem feita hoje. As equipas puderam completar muitos quilómetros, o que é um bom primeiro passo. O primeiro marco foi alcançado com todos os carros a irem para a pista esta manhã quando as luzes ficaram verdes. […]. E o segundo passo positivo foi tê-los a todos a voltar às boxes sem qualquer problema. Não existiram bandeiras vermelhas, o que significa que todos os carros renderam como esperado enquanto as equipas estão a aprender como trabalhar com esta nova máquina’.
Apesar dos indicadores positivos, o responsável salientou que há arestas por limar: ‘Ainda há algumas pequenas coisas a ajustar antes do primeiro teste oficial, mas isso é normal. Com 11 equipas há 11 formas diferentes de trabalhar. Isto permite-nos aprender ainda mais sobre este carro. Já conseguimos corrigir algumas coisas para a sessão da tarde, mas ainda há alguns ajustes a fazer antes da primeira corrida da época, mas não estamos longe do que precisamos. O próximo passo serão os três dias de testes oficiais de pré-temporada no Bahrein, com todos os 22 carros antes da corrida inaugural de 2024, e mal posso esperar por estar na grelha de partida!’.