A China é a principal fonte mundial de contrafação, onde as maiores marcas são exaustivamente clonadas. E a indústria automóvel não é exceção, com uma série de fabricantes chineses a colocarem no mercado cópias mais baratas de designs europeus, japoneses e americanos.

O exemplo mais recente e flagrante foi apresentado pela GAC Motor, consórcio que não é propriamente modesto, tendo inclusivamente joint ventures celebradas com marcas de volume, como a Honda, Toyota e Mitsubishi, mas que não resistiu claramente à tentação de “espreitar” para o lado… da Tesla.

Ou não fosse o novo Aion Hyper HT o mais recente clone do Model X com as suas Falcon Wings, as portas traseiras que abrem para cima, tipo asas de gaivota.

Este SUV elétrico chinês com 4,93 metros não disfarça a inspiração no produto da marca de Elon Musk, inclusivamente no interior, que é uma cópia mais pequena e barata modelo americano.

O GAC Aion Hyper HT está baseado numa arquitetura elétrica de 400V, oferece soluções de modularidade como o rebatimento do encosto do banco do passageiro dianteiro para quem viaja atrás conseguir esticar completamente as pernas, e pode percorrer cerca de 600 quilómetros com uma só carga da bateria. Tudo por um preço que arranca nos 28 mil euros, na China.
