A Volvo revelou o seu primeiro monovolume, o EM90, modelo 100% elétrico destinado aos mercados asiáticos, e que foi concebido para que os seus utilizadores consigam usufruir ao máximo do tempo passado no automóvel – de uma forma segura e confortável.
O novo monovolume elétrico é definido pela Volvo como uma “sala escandinava sobre rodas”, um modelo que oferece um habitáculo onde se está como em casa, com uma aposta no design nórdico e em que é possível deslocar-se do ponto A para o ponto B com um nível de conforto superior ao proporcionado por um SUV com a mesma volumetria. Tudo para que os passageiros possam aproveitar ao máximo o tempo que passam no carro.
Com 5,20 metros de comprimento, 2,02 m de largura e 1,85 m de altura, o EM90 é baseado no monovolume da Zeekr, o 009, mas com uma design exterior e interior em linha com os mais recentes modelos do construtor sueco, o monovolume da Volvo está equipado com um motor elétrico que debita 268 cv de potência, que é alimentado por uma bateria 116 kWh, instalado no eixo traseiro, que promete uma autonomia de e 720 km (no ciclo de testes CLTC da China) e que pode ser carregada de 10 a 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos. A Volvo revelou que o EM90 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
A marca sueca anunciou ainda que o EM90 está equipado com as tecnologias de proteção da bateria mais recentes, incluindo uma estrutura robusta feita de aço e de alumínio que permite um desempenho seguro e estável em cenários de colisão no mundo real.
Para além da segurança a Volvo confirmou que o modelo que marca a sua estreia no segmento dos monovolumes foi projetado para maximizar o bem-estar e o conforto no interior, e nesse o EM90 de uma generosa largura do habitáculo, bem como a uma vasta gama de funcionalidades de arrumação inteligentes.
Desta forma, o primeiro monovolume da Volvo apresenta-se com 6 lugares que proporcionam a cada um a sua própria zona e o seu próprio espaço pessoal. Isto inclui opções personalizadas de entretenimento e de regulação do conforto, controladas através do apoio de braço e de um elegante ecrã tátil numa superfície de madeira natural com certificação FSC.
Na segunda fila, os bancos lounge oferecem aos passageiros todas as comodidades que poderiam desejar: a função de massagem, opções individuais de ventilação e aquecimento, bem como mesas e suportes para copos incorporados. Os bancos lounge da segunda fila também incluem almofadas de gravidade zero com uma estrutura de sete camadas e uma espessura superior a 120 mm, incluindo camadas de amortecimento de alta densidade para conforto e apoio. Já o acesso à terceira fila é facilitado pelas portas traseiras deslizantes, bem como pelos bancos deslizantes da segunda fila.
O teto de abrir panorâmico cobre todo o habitáculo e inclui uma cortina e várias definições de iluminação ambiente, que segundo a Volvo proporcionam um ambiente genuinamente escandinavo.
Para além disso, o monovolume inclui 21 altifalantes da Bowers & Wilkins integrados em todo o habitáculo e incorporados nos encostos de cabeça dos bancos da primeira fila, criando uma experiência de som no interior única, com o apoio de 2.460 W de potência.
Os pormenores de design escandinavo estão espalhados por todo o habitáculo, desde o sofisticado cristal Orrefors utilizado na alavanca de velocidades até aos painéis decorativos em madeira de bétula retro iluminados no painel de instrumentos, nas portas e nas costas dos bancos da primeira fila.
Nota ainda para os dois lugares da frente, separados por uma consola central onde encontramos muitos espaços de arrumação e comando da caixa de velocidades automática. Além disso, destaque para o ecrã de infoentretenimento de 15,4’’ e um painel de instrumentos, colocado em frente ao volante que dispõe de um conjunto de controlos físicos.