Elon Musk, CEO da Tesla, confirmou que a marca norte-americana de veículos elétricos assinou um acordo de US$ 16,5 mil milhões para adquirir chips da Samsung Electronics.
Musk disse que a nova fábrica de chips da Samsung em Taylor, Texas, Nos EUA, vai produzir o chip AI6 de próxima geração da Tesla, um projeto que enfrentou longos atrasos devido às dificuldades da Samsung em reter e atrair grandes clientes.
Samsung’s giant new Texas fab will be dedicated to making Tesla’s next-generation AI6 chip. The strategic importance of this is hard to overstate.
— Elon Musk (@elonmusk) July 28, 2025
Samsung currently makes AI4.
TSMC will make AI5, which just finished design, initially in Taiwan and then Arizona.
“A Samsung concordou em permitir que a Tesla ajudasse a maximizar a eficiência da produção. Este é um ponto crítico, pois eu mesmo caminharei na linha da frente para acelerar o ritmo do progresso. E a fábrica está convenientemente localizada não muito longe da minha casa”, disse Musk numa publicação no X esta segunda-feira.
Atualmente, a Samsung produz os chips A14 da Tesla, que alimentam o sistema de condução autónoma Full Self-Driving, dos veículos elétricos da marca norte-americana, enquanto a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) deverá produzir o AI5, inicialmente em Taiwan e depois no Arizona, no final de 2026, disse Musk, sugerindo que o A16 da Samsung vai chegar mais tarde.
Segudno a “Reuters”, o acordo com a Tesla agora anunciado, surge numa altura em que a Samsung, enfrenta uma crescente pressão na corrida para produzir chips de inteligência artificial, onde está atrás de rivais como TSMC e SK Hynix.