A um dia do fim, Elfyn Evans continua a ter tudo do seu lado para ganhar o Rali do Japão, última ronda do Mundial de Ralis (WRC). Acabou o dia de sábado com mais de um minuto de avanço, sendo que a Toyota ameaça monopolizar o pódio, depois de a chuva ter voltado a marcar presença em alguns dos troços.
Não foi um dia fácil para o britânico. A PEC 9 (Nukata Forest 1) deu início ao dia de sábado, com Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta (Toyota) a ficarem no primeiro lugar e Evans (Toyota) em terceiro a 31,s. O cancelamento do troço a meio deixou quatro pilotos com tempos nominais: Katsuta, Ott Tänak (M-Sport Ford), Thierry Neuville e Esapekka Lappi (Hyundai).
Depois de Katsuta ditar o ritmo da PEC 10 (Lake Mikawako 1), Evans foi o mais veloz nas duas passagens pela super-especial de Okazaki City terminando a manhã com 1m35,5s de margem. Rovanperä era terceiro a 2m10,7s e Lappi chegou ao quarto posto absoluto por troca com Andreas Mikkelsen (Skoda).
Na parte da tarde, Katsuta foi superior, com três vitórias em quatro classificativas, enquanto Evans perdeu gradualmente para Ogier terminando o dia 1m15s na frente do gaulês. Rovanpoerä é tercerio a 1m40,6s. Lappi terminou o dia com o melhor tempo da PEC 16 no Toyota Stadium, sendo quarto da geral a 3m09,3s do topo. Tänak está em quinto na frente de Katsuta.
O sexto classificado é Mikkelsen. O norueguês está a fazer valer o seu estatuto de campeão do WRC2, tendo perdido apenas três das classificativas de sábado na categoria. Lidera com 43,3s de avanço para Nikolay Gryazin (Skoda), enquanto o russo está 6m57s na frente de Kajetan Kajetanowicz (Skoda) nas contas do WRC2 Challenger. Heikki Kovalainen (Skoda) foi o principal perseguidor de Gryazin até ficar fora da contenda com problemas de transmissão na PEC 15. No entanto, nessa altura estava já a mais de quatro minutos do adversário. Jason Bailey, único piloto do WRC3 à partida, continua em prova em 25.º na classificação absoluta.
Top dez da geral após a PEC 16: